Andorra

Bandeira de Andorra

Área: 468 km²
População: 69.150

Andorra é, para mim, praticamente uma incógnita. Nunca li nenhum livro, ouvi nenhuma música e nem vi nenhum filme sobre o país. Sei apenas que é um país bem pequeno, com apenas 468km², e que fica entre a Espanha e a França.

Tem um livro que parece ser bem interessante, que não tem tradução em português, que é sobre os mistérios dos sete menores países da Europa (Andorra, San Marino, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco e Vaticano). Para alguém acostumado com um país gigantesco como o Brasil, estes países se tornam mais curiosos ainda.

Uma curiosidade é que a bandeira de Andorra é bastante parecida com a da Romênia, o que difere é o brasão central.

Segundo “O Livro da Viagem”, é um país com muitas montanhas ótimas para esqui, sua capital é um centro comercial caótico, a sua população tem menos de 70.000 pessoas, sua comida típica é trinxat (bacon, batatas e repolho).

A cidade de Andorra a Velha fica espremida no vale do rio Gran Valira, e dedica-se, sobretudo, à venda de eletrodomésticos e produtos de luxo.

A capital, "Andorra, a Velha", é um caótico centro comercial

Andorra é o único estado no Mundo em que a forma de governo é uma diarquia, além de ser a única monarquia constitucional em que o chefe de Estado, neste caso o co-príncipe francês, é eleito democraticamente por cidadãos

Caldea é um enorme complexo de piscinas, poços d’água quente e saunas, alimentado por fontes termais naturais, dentro do que parece ser uma catedral futurística.

Vista interna de Caldea

No livro, “Programa de Índio”, é relatado as furadas relativas a viagens. Andorra é citada como programa de índio. Viajar de tão longe para ir num país minúsculo, cuja capital parece uma 25 de março gigante, é citado como furada. Porém, isso é relativo e subjetivo, em grande parte depende do espírito e do humor da pessoa. Apesar de aparentemente não ser possível comparar turisticamente com Espanha e França, por exemplo; Andorra parece ser um país bastante interessante de se visitar, a começar pelo tamanho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s