Clube do Suicídio

“Suicide Club”, Olaf Saumer, Alemanha, 2010, colorido, digital, 96 min

Este filme é o contrário do primeiro, pouca produção mas com uma boa idéia: um grupo de cinco pessoas combinam para se encontrarem um dia antes do nascer do sol e irem para o alto de um prédio para se matarem.
As cinco pessoas são: um vendedor de seguros vestido com terno e gravata, uma mulher de meia idade, uma garota de uns vinte anos com um estilo meio punk, um skatista e um estudante adolescente. O enredo é bem interessante: logo depois de se encontrarem no alto do prédio, o vendedor de seguros tranca a porta de saída e joga a chave longe, para que eles não possam desistir da idéia. Enquanto estão os cinco na beira do prédio prontos para se jogar, lá embaixo passa uma criança entregando jornais, a mulher pede para esperarem, pois a criança não poderia ver aquilo, esperam a criança ir embora, logo depois acontece algum outro imprevisto, e quando vão ver, o sol já nasceu e a cidade já acordou e as ruas já estão cheias de carros e de gente. Como estão sem a chave para a saída, decidem esperar até a noite para colocar o plano em prática.
O filme tem pouca produção, inclusive foi filmado com câmera digital, mas o cineasta ainda conseguiu tirar proveito disso, pois grande parte do filme se passa no terraço do prédio, que é cheio de cascalho, e as cores e o contraste entre o cascalho e as pessoas causou um efeito bastante interessante, meio que uma granulação.
No decorrer do dia, as pessoas vão se conhecendo melhor: a mulher de meia idade gosta de meditar com as suas pedras e cristais, o skatista sempre anda com sua tartaruga de estimação em sua mochila, o estudante está triste por ninguém chamá-lo para festas, a garota é aventureira e gosta do perigo, o vendedor de seguros é músico, toca violão e canta.
Quanto ao final, ainda não cheguei a uma opinião formada, se faltou coragem ao cineasta, ou se realmente foi melhor do jeito que ficou. (Bom)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s