Cópia Fiel

“Copie Conforme”, Abbas Kiarostami, França-Itália-Irã, 2010, colorido, 35mm, 106 min

Taí uma decepção que eu tive na mostra, ainda mais que irá entrar em cartaz em breve, perdi a oportunidade de assistir produções que geralmente só passam em festivais. Nesse caso, meu lado fã falou mais alto, e quis assistir logo a mais nova obra do genial Abbas Kiarostami.
Pois então, Abbas Kiarostami é como M. Night Shamalayan, que fez “O Sexto Sentido”: ele não tem medo de mudar o seu estilo e fazer exatamente o filme que está querendo fazer, mesmo que isso frustre seus fãs. Por um lado, isso é um ponto muito positivo.
Alguns filmes de Abbas Kiarostami chamam muito a atenção por serem extremamente radicais e ainda assim conseguirem serem bonitos, poéticos e agradáveis, como é o caso de “Cinco”, que são cinco cenas longas com câmera parada, principalmente filmando o mar ou arredores, onde o principal é a contemplação e “Shirin”, uma antiga lenda persa, que não é mostrada, somente ouvida, e o que se vê é apenas uma platéia de atrizes iranianas que assiste à peça ou filme com a lenda narrada.
“Cópia Fiel” surpreende por ser um filme muito europeu para os padrões dele, um homem e uma mulher, interpretados por Juliette Binoche e William Shime, se conhecem na Toscana, cidade da Itália. Eles se conhecem em uma palestra que ele está fazendo a respeito do livro que ele acabou de lançar, que se chama “Copie Conforme” (Cópia Fiel), onde ele discorre sobre as obras de artes autênticas e suas imitações.
Claro que há belas paisagens da Toscana, e além disso me lembrou o filme “Nossa Música” do Godard, muito falatório e muita teoria e metalinguagem, típicas de filmes de arte europeu, onde o casal que acabou de se conhecer está tentando “copiar”, interpretando, a mulher e o marido dela.
Li pela internet algumas críticas fazendo muitas teorias rebuscadas sobre “Cópia Fiel”, mas realmente não conseguiu me agradar muito, para mim é um filme menor do Kiarostami, porém espero que ele continue sempre arriscando bastante. (Regular)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s