Alipio Martins, “Sucessos de Ouro”

Link para download do disco

Pelas estatísticas do blog que dá pra ver aqui pelo site, eu vejo que vem muita gente procurando música do Alipio Martins. Pois para esse pessoal que aí vai esse post. Esta é uma coletânea que comprei quando estive em Belém, cidade natal do cantor. Infelizmente ele morreu relativamente jovem, aos 52 anos, em 1997, devido a um câncer de estômago.

Preciso achar a coletânea Raízes Nordestinas, que acho que é ainda melhor, quando achar, irei postar aqui também, além de achar a genial “Lá Vai Ele” (com a cabeça enfeitada…), devidamente homenageada pelo Falcão no disco “500 Anos de Chifre”. Porém, essa coletânea que posto aqui também é boa.

Tem os grandes hits “Onde Andará”, “Vem Me Amar” (que tem o refrão “Vem Me Amar / Eu já tô indo amor”), “Garota” (“garota, não seja louca não, veja pra quem dá seu coração”).
Várias das músicas são no ritmo de lambada e a maioria tem um pouco de humor, sendo que destas a melhor é “Os Presidenciáveis”, em que há imitações muito engraçadas do Lula, Jânio Quadros, José Sarney, Silvio Santos e Pelé, entre outros, impagável!

“Maria, Mariazinha” tem uma guitarra e um ritmo muito legal, bem ao estilo das guitarradas, além de uma frase genial: “eu tenho dado meu amor a outras mas não dou meu coração / meu coração eu não dou porque não posso arrancar, arrancando eu sei que morro morrendo eu não posso amar”.
“Gozar a Vida” é bem engraçada, onde ele fala de um jeito engraçado: “eu quero gozar… a vida com você”.
“Oh Darcy” tem um dos trocadilhos mais infames de todos os tempos: “quero contigo passear, oh darcy / se o patrão me despedir, oh darcy / se o meu time não ganhar, oh darcy”, e pra completar tem choro de criança, ele falando “exclusiva!!!” e ainda tem uma hora que ele começa a rir e parece que se engasga. Impagável também!

Tem as muito boas “Essa Garota é Minha” e “Carta de Amor”, bem ao estilo da jovem guarda, lembrando um pouco o Reginaldo Rossi.
O segundo pout-pourri tem uma música que fala do Deus Tupã e das lendas da floresta, depois vem “Perfume de Gardênia”, entre outras.
Aviso: infelizmente as duas últimas faixas estão com problema

Segue a lista de músicas:
01 – Onde Andará (3:54)
02 – Pra Mim Você Já Morreu (3:18)
03 – Vem Me Amar (2:41)
04 – Você é Minha Paixão (3:13)
05 – Os Presidenciáveis (4:40)
06 – Só Você (2:42)
07 – Você Tem Que Pagar (2:59)
08 – Garota (3:10)
09 – Pout-Pourri (3:09)
10 – Maria, Mariazinha (2:39)
11 – Gozar a Vida (2:24)
12 – Você Quer Saber (3:16)
13 – Oh Darcy (3:18)
14 – Louco de Amor (2:24)
15 – Desconfiança (2:52)
16 – Essa Garota é Minha (2:54)
17 – Carta de Amor (3:34)
18 – Pout-Pourri (3:28)
19 – Raios de Sol (2:45)
20 – Tema Para Jovem Enamorado (2:02)

Link para download do disco

One thought on “Alipio Martins, “Sucessos de Ouro”

  1. Obrigado pelo disco,
    é um clássico do brega, essa semana eu estava ouvindo a campo verde sat (ou será verdes campos?) de Teresina e ouvi uma porrada de músicas bregas bacanas…. agora estava de bobeira, googlei e cheguei aqui…. Em SP nao tem UMA radio se quer que retransmita alguma rádio do Norte…. bando de bestas…. se retransmitissem as radios de belém, teresina e recife provavelmente teriam uma audiência enorme e inesperada…. São Paulo é orfã da cultura do norte…. quem veio do norte procurou se “metropolizar” e hoje ouve algo mais dos grandes centros como…. o “Funck”

Leave a Reply

